domingo, 13 de julho de 2008

QUEBRAR PARADIGMAS

Um líder precisa não só aceitar as mudanças, mas ser o primeiro a estimular as pessoas a promovê-las. Efetivar mudanças significa quebrar paradigmas.
Existem muitas histórias exemplificando situações em que certos paradigmas foram quebrados, mas a mais antiga delas está narrada na Bíblia e versa sobre a aventura do primeiro casal humano no Paraíso e o papel da serpente na mudança de rumo de suas vidas e, por tabela, no destino da humanidade.
Segundo essa história, um homem e uma mulher estão no jardim do Éden, gozando todas as delícias que possamos imaginar. Só existe uma única proibição: eles não podem comer o fruto da "árvore do conhecimento do bem e do mal".
Até então, o homem e a mulher viviam numa situação paradisíaca e possuíam dons sobrenaturais. Para se manter nesse estado, podiam comer da "árvore da vida", mas não da "árvore do conhecimento do bem e do mal".
Eis que surge a serpente, induz a mulher a provar do fruto proibido e a dá-lo como alimento ao seu companheiro. A mulher, tentada pela serpente, não resistiu e provou do fruto da "árvore do conhecimento". Assim também o fez seu companheiro, por ela induzido.
8

Do ponto de vista religioso, o casal cometeu um sério pecado quando provaram tal fruto. Tanto assim que foram expulsos do Paraíso.
Uma outra interpretação para essa história poderia ser a da ousadia, a da queda de um paradigma. Se eles não houvessem transgredido a ordem, teriam permanecido onde estavam, sem conhecer o bem e o mal. Todas as coisas que foram criadas teriam continuado do mesmo jeito que estavam depois de haverem sido criadas... E não teriam tido filhos; portanto, teriam permanecido num estado de inocência, não sentindo alegria por não conhecerem a miséria, não fazendo o bem por não conhecerem o mal.
A quebra de paradigmas pode nos levar a caminhos nunca antes imaginados para ampliar nossos conhecimentos e, conseqüentemente, o nosso crescimento.
Na empresa é necessário que alguém ouse questionar a forma de se fazer as coisas em busca de novos modelos de trabalho, novos procedimentos e políticas mais adequadas.
Somente quando conseguimos quebrar paradigmas, enxergamos novos caminhos e novas formas de solução.
Mas será que é tão simples assim quebrar paradigmas?
EXTRAIDO DO LIVRO "O QUE PODEMOS APRENDER COM OS GANSOS 2"

Nenhum comentário: