quarta-feira, 16 de julho de 2008

ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA

Alimentação Alternativa

A Dra. Clara Brandão, pediatra e nutróloga, assistente da Pastoral da Criança para orientação alimentar, é atualmente assessora do Ministério da Saúde.
Com o Dr. Rubens Brandão, desenvolveu alternativas alimentares para que pessoas de qualquer nível social tenham acesso a uma alimentação adequada.
Em 1993, a Dra. Clara apresentou o trabalho das alternativas alimentares no 23º Congresso Brasileiro de Pediatria,na Bahia, que foi premiado como o melhor.

Ela conta:

A alimentação alternativa, criada para combater a desnutrição, inclui alimentos de alto valor nutritivo, de custo muito baixo, de paladar adaptado à região e preparo rápido. O carro chefe desta alimentação é o principio da multimistura - da variedade - que aproveita diversos alimentos que geralmente são desprezados. São os farelos (de arroz e de trigo), as folhas verde-escuras (de batata-doce, mandioca, taioba, beldroega, etc.), a casca de ovo e as sementes (de abóbora, melancia, gergelim, jaca, caju, melão, etc.).

Esse método pode ser introduzido em qualquer lar e para qualquer idade, porque não gasta muito e não muda o hábito da família, apenas enriquece os pratos que a família está acostumada a usar em casa. O combate à arteriosclerose, apendicite, diabete, prisão-de-ventre, hemorróidas, varizes e câncer de intestino são benefícios adicionais da alimentação enriquecida.

Nessa cozinha, nada se perde, tudo é aproveitado. Casca, talos, folhas e sementes. Normalmente, o caminho destas sobras é o lixo. Pouca gente sabe que, assim, são desperdiçadas toneladas de vitaminas da melhor qualidade. Folhas de cenoura e de couve-flor, talos da couve, do espinafre, do brócolis e até a casca da banana refogada são armas muito importantes contra a desnutrição.

Trocamos, na medida do possível, a farinha de mandioca pelo fubá, porque 1 kg de fubá substitui, no mínimo, 4 kg de farinha de mandioca, tal o seu valor nutritivo. Além disso, o milho tem o ciclo muito mais rápido do que a mandioca para ser colhido. É muito mais fácil colher o milho do que a mandioca e ele não estraga tanto o solo.

Com o uso do farelo, nos casos de criança desnutrida, volta a cor dos cabelos, que param de cair. Desaparecem as lesões na pele e o edema. Desaparecem as lesões do couro cabeludo, das pernas e do tronco. Muitas vezes, a criança pode até recuperar a altura. Diminui a anemia, a coriza persistente, o impetigo, acaba a diarréia. É nítida a diferença no berçário: as crianças começam a ganhar peso e diminuem as infecções.

Com o uso do farelo, a mãe desnutrida consegue gerar e amamentar um filho com peso normal.

A mãe rejeita o farelo porque considera comida de porco. Então, dizemos: "A senhora não come jerimum, aipim, batata-doce e milho? O porco também come essas coisas. Se comemos aquilo que o porco come e comemos o porco, também podemos comer o farelo."

O farelo não deve ser doado. Acostuma o povo a ganhar e depois, quando precisa comprar, deixa de usar. Começando errado, depois fica difícil acertar.

Quando chegamos a Minas, usar o farelo foi uma dificuldade. A Cooperativa só vendia em sacos de 30 kg. Então fui lá, conversei com o dono para conhecê-lo. Na segunda vez, levei um pedaço de bolo para ele. Na terceira vez, levei uma senhora que já tinha sido beneficiada pelo farelo. Ai, na quarta, vez conversei com ele. "Que tal se o senhor dividisse esse farelo pra gente?". De vez em quando, é preciso ir e conversar, até virar um hábito. Ele começou a vender o farelo em sacos de 1 kg e, sempre que chegava farelo novo, ele já separava para nós.

Em Salvador, conversamos com o gerente do moinho. Ele disse que só podia vender para empresas. Além disso, o moinho ficava muito fora de mão. De repente ele teve uma idéia - as padarias! Toda padaria que compra no moinho, se for incentivada, vai comprar o farelo de trigo e distribuir no bairro. Vejam que solução boa. Nem sempre temos uma solução imediata. Precisamos conversar para descobrir. Temos que formar o mercado consumidor.

O mesmo acontece com os "matos". Conseguimos conversar com várias senhoras para pedirem serralha, que é um mato, na feira. O feirante disse que não traz porque ninguém compra. Se começar a ter procura, ele traz. Um mês depois já tinha serralha para vender na feira.

Temos que utilizar aquilo que existe na região, aquilo que cresce como praga. E podemos plantar em frente de casa, porque ninguém rouba. Plantas que não dependem de estrume, água, terra boa e de cuidados. Temos como exemplo a vinagreira, a taioba, a abóbora, etc. E por que não trocar a batata inglesa pela batata-doce, pelo cará, pelo inhame? A batatinha tem muito produto químico.

Conseguimos melhorar a saúde das crianças utilizando essas alternativas também na mamadeira. Ao invés de Maizena®, Neston®, Mucilon®, o mingau pode ser feito com fubá torrado ou farinha de mandioca, sempre acrescentando uma colherinha de farelo. Outro ponto importante é saber que o leite, para a criança com mais de um ano, pode ser perfeitamente substituído pelos vários cereais existentes na região, como o milho e o arroz, ambos acrescidos do farelo. Teremos crianças e famílias mais saudáveis, com medidas simples e acessíveis:

Aleitamento materno até 6 meses de idade;
Controle de peso das crianças pelo cartão Caminho da Saúde;
Aproveitamento de todos os alimentos que temos à nossa disposição ou que podemos cultivar no quintal.
A alimentação alternativa está sendo comprovada na prática, em todos os estados brasileiros, tanto em nível comunitário quanto em hospitais, creches e postos de saúde.

A TAPS elaborou um data-show como homenagem à pediatra e nutróloga Dra. Clara T. Brandão. Sem dúvida nenhuma, é ela a pessoa que mais tem se dedicado à reabilitação nutricional das crianças e da população carente da nossa terra.

Clique aqui para fazer o download do data show
Comer Bem e Barato (arquivo compactado com 10,7MB)
















DESINTOXICAÇÃO
QUANDO O CORPO FÍSICO APRESENTA SINTOMAS: acne, queda de cabelo, dores articulares, cansaço, obesidade, tanta coisa...Está precisando novo combustível!
Estudar sobre o ser humano, modificar relacionamentos desvirtuados com alimentos é ótimo!
Leia Milagres no site www.saudedoser.com.br se esse assunto lhe servir sua dieta naturalmente vai melhorar porque suas escolhas serão saudáveis!
Só faz esta dieta a pessoa cuja mente entende a importância da bioquímica do sangue para a realização das funções vitais de forma adequada.
Se você decidir fazer o tratamento natural de alcalinização do sangue, é preciso seguir mesmo, porque depois de alcalinizar o sangue se você comer um pouco de chocolate que seja, já não estará no processo de modo a conseguir o efeito surpreendente que pode, se não sair! No primeiro mês, não dê nem uma saidinha da dieta, tá?
Se fizer 100% vai ver q é importante, é eficaz.
O sumo na centrífuga é remédio. Importante mesmo o uso assim como as proteínas indicadas. Não faça substituições. Converse sobre suas idéias!
O IDEAL É Q VC TENHA UM MÉDICO OU NUTRICIONISTA NATURISTA LHE ACOMPANHANDO.
O PRINCÍPIO É QUE A BIOQUÍMICA DO SANGUE INFLUENCIA E MUITO O EQUILÍBRIO DA SAÚDE DA PESSOA.
A mente é soberana tanto que se uma pessoa adoecer (o corpo físico passar por experimentações e demonstrar desequilíbrio a partir dos sintomas), mas estiver em paz, sabendo que nem somos apenas um corpo físico, a evolução pacífica já é aproximação da cura. A mente em paz chega a solução e alguém surge com a dieta!
SER VEGETARIANO É MUITO BOM PARA SE PREVENIR E TRATAR SINTOMAS NO CORPO FÍSICO! E NÃO COMBINA MAIS COM VOCÊ SER BOM COM OS ANIMAIS DO QUE IGNORAR O QUE É MATÁ-LOS TENDO TANTA OPÇÃO DE COMIDA SAUDÁVEL E GOSTOSA?
"Qualquer que seja o pai da doença, a mãe é uma dieta desequilibrada". Provérbio chinês.

PRIMEIRO MÊS:

Só use sal marinho no lugar do sal refinado.
Alimentos permitidos. Se você quiser DESINTOXICAR E EMAGRECER observe as quantidades pra não comer demais. Converse com a sua mente que você está com um propósito e que vai cumprir. Logo ao começar a comer lembre que a quantidade é importante para o resultado que você DESEJA PARA SEU TRATAMENTO ALIMENTAR E ESCOLHA COMER POUCO! Coma muito só os alimentos em vermelho que são de baixa caloria.

melancia, melão, maçã , pera, banana, jaca, pinha, sapoti, lima , laranja lima, água de coco, caldo de cana.

Verduras e folhas cruas. Use todo dia cenoura ralada repolho, pepino em rodelas cru. Encha a barriga de fibras e de baixa caloria!

verduras cozidas no vapor e cozidas com temperos.

Feijão verde, andu, mangalô, ervilha (compra no supermercado congelada em sacos.)vagem

Arroz integral. Coloque na salada crua (uso diário) azeite doce e shoyo (composto só do molho da soja e sal marinho)

Inhame, fruta pão. Moderação na quantidade. Pode usar com banana da terra e pode usar com melado alguns dias da semana em pouca quantidade.

Sopa de abóbora com verduras e temperos. Pode tomar grande quantidade. Toda noite o jantar é ela ou a vitamina de tofu se não tiver usado de manhã. O tofu e o feijão verde (ou andu etc) devem estar presentes quase q diariamente.

VITAMINA COM TOFU pode usar todos os dias, ou frequentemente.Uma vez ao dia. Se for usar mais de uma vez é sem as castanhas. Coloque no liquidificador: umas seis castanhas de caju, três colheres das de sopa de tofu, melado de cana um pouquinho só se vc quer emagrecer .3/4 de copo d'água.

Sumo na centrífuga: cenoura e mais dois tipos de folhas:não use acelga nem espinafre nem hortelã. "três dedos" num copo. Se quiser caprichar com você: duas vezes ao dia no primeiro mês é o melhor.

A comida equilibrada chama o corpo para funcionar de modo mais equilibrado.

Chá de boldo se possível duas vezes ao dia todo dia. Pode usar outros
chás: erva doce cidreira, maçã. Nos intervalos se sentir fome tome suco de melancia ou coma maçã.
Beba água frequentemente nos intervalos das refeições, também suco de lima, melão, mamão com laranja lima . É uma grande oportunidade conhecer este caminho, que não é pra todos, mas Deus é quem cuida do ritmo.

Depois de um mês de dieta acrescentamos outras coisas. Qualquer dúvida me fale, tá?

Um abraço, Angela.

É uma benção receber uma prescrição desta, mas não são todas as pessoas que recebem que vêm como oportunidade enorme que é. O funcionamento equilibrado do corpo permite usar a atenção para aprofundarmos no autoconhecimento.

DIETA PARA EMAGRECIMENTO
COM SAÚDE:

passe o mouse na foto
Ao acordar:

Um copo de suco ou de melancia ou de melão ou de lima
Malhar 40 minutos
E prepare uma vitamina com mamão quinua real e stévia (adoçante natural)
(cozinhe os grãos de quinua com um pouquinho só de sal marinho).
Leve ao liquidificador 4 colheres das de sopa cheias de quinua cozida e um copo cheio d'água e mamão e stévia. Bata bem e tome.
Um dia esse, outro dia coloque banana e duas ameixas secas e um pouco de canela em pó. Em outro dia varie a vitamina para ser feita com tofu (Bata no liquidificador três colheres das de sopa cheias de tofu para um copo d'água. Adoce com stévia) acrescente mamão.

10 hs uma maçã ( esteja com fome ou não)

ALMOÇO:

Salada crua e cozida bastante.
Feijão verde boa quantidade duas colheres das de sopa de arroz integral e duas das de sopa de quinua real
Chá: boldo, louro, erva doce, cidreira.

SE TIVER COM VONTADE DE COMER ALGO: duas laranjas comer com bagaço ou duas limas ou duas tangerinas ou duas fatias de mamão.
UMA HORA ANTES DO JANTAR PREPARE O SUMO NA CENTRÍFUGA.

Clique aqui para saber como preparar o sumo.
(importantíssimo, é alimento remédio que evita desequilíbrios de corpo. (O sumo é rico em ferro cálcio).

TOME MEIO COPO E COMA O BAGAÇO.

À noite um prato de salada crua e cozida com feijão verde ou ervilha ou andu ou vagem (sem arroz )
4 colheres das de sopa cheias
Sopa de abóbora cozida. Pode ser de verduras cortadinhas ou passadas no liquidificador.
Acrescente uma colher média de azeite doce a cada prato de sopa.

TENHA SEMPRE COM VC COUVE FLOR COZIDA COM UM POUCO DE SAL MARINHO, OU MELANCIA CORTADINHA OU MELÃO SE APRESENTAR VONTADE D E COMER ...SOMENTE ESSAS OPÇÕES E OU CHÁS.
PENSE SEMPRE:
QUERO ME TRATAR MINHA MENTE VOU VIGIAR E EMAGRECER É PRA JÁ!
MUITO MAIS FELIZ VOU FICAR.

Essa dieta é de baixa caloria e rica em proteínas formadoras de
tecidos. É preventiva de flacidez e os alimentos são gostosos anti radicais livres.
Aqui no site não estamos fazendo prescrição. Pois uma verdadeira prescrição da dieta necessita a interação com o paciente para adequar a sugestão à vida dele, aos pensamentos e objetivos se ele quiser mesmo receber a prescrição de uma dieta.


EXPERIMENTE AS RECEITAS E ENTRE EM CONTATO PARA DIZER O QUE ACHOU E SUGESTÕES ATRAVÉS DO EMAL .: saudedoser@saudedoser.com.br

Nenhum comentário: