quarta-feira, 16 de julho de 2008

PENSAMENTO

PENSAMENTO

Entrevista realizada por Wladimir Ballesteros, na Radio Capital, em São Paulo, em fev/2004, para o apresentador do Programa Eubiose e você, Walter Andrade.

1. Wladimir, você poderia iniciar fazendo uma breve explanação sobre essa força intangível e invisível que é o pensamento.

O pensamento, efetivamente, é o motor que move as nossas vidas.
O ser humano trás em si, através do pensamento, todas as possibilidades de manifestação, sejam elas positivas ou negativas. Tudo depende de como dirigimos a nossa mente através do nosso livre arbítrio e da nossa Vontade.

Temos de ter presente que o Universo está totalmente preenchido por partículas atômicas, dos mais diversos graus de sutileza. Quando nós pensamos, o nosso cérebro emite ondas similares as ondas de rádio que neste momento transportam a minha voz aos ouvintes.

O pensamento provoca ondas que se propagam no espaço invisível. Essas ondas atingem as partículas atômicas existentes nesse espaço invisível, atraindo as de tal forma que elas respondem imediatamente à natureza do pensamento que acaba de ser emitido pelo seu criador. Imediatamente é formada uma imagem correspondente ao pensamento emitido, a qual fica ao redor do seu criador.

Essa imagem gerada pelo pensamento irá durar pelo tempo proporcional à força que a gerou, ou seja: o tempo que foi despendido para aquele pensamento, a sua potência, e a sua precisão. Esses fatores irão influir na duração daquilo que denominamos formas pensamento.


2. O que acontece com essas formas pensamentos que são constantemente geradas pelo ser humano?

Eu vou tentar dividir essa pergunta em duas partes que eu considero essenciais para uma melhor compreensão desse tema.

Primeiro temos de ter presente a natureza do pensamento no que diz respeito as coisas materiais, e portanto, concretas, as quais tomam formas definidas , como por exemplo, se eu penso na casa dos meus sonhos eu acabo, naturalmente, imaginando essa casa de alguma maneira que vá de encontro aos meus desejos de obtê-la algum dia. A onda proporcionada pelo meu pensamento, ao tocar as partículas atômicas existentes no espaço , aparentemente vazio,responderá àquele impulso e imediatamente se formará diante da minha mente a imagem do objeto pensado.



Para que os ouvintes possam compreender melhor, é como ler uma revista em quadrinhos onde aquilo que é pensado, seja em imagem ou palavras é traduzido por algumas bolinhas saindo da cabeça do personagem e logo em seguida , dentro de um circulo maior, aparece o que foi pensado. Acho que é uma comparação que facilita a compreensão deste assunto.

Além desses pensamentos, produzimos aqueles que não possuem uma definição para a nossa mente racional, e que se expressam através de sentimentos e sensações que obviamente não possuem uma forma definida por pertencerem às coisas abstratas, como por exemplo um sentimento de felicidade. Todos sabemos que a expressão desse sentimento se traduz por alegria, bem estar, etc., entretanto, não possui uma forma que nos permita identificá-lo.

Portanto, esses pensamentos, decorrentes de valores abstratos, se traduzem em formas e cores compatíveis com a energia que é gerada pelo seu criador.

As poucas pessoas que possuem o sentido da visão mais desenvolvido, ao que se dá o nome de clarividência, que nada mais é do que a possibilidade de poder enxergar outros planos mais sutis da natureza , são capazes de observar essas imagens que conforme já disse se apresentam com formas variadas e em cores. A grande maioria se apresenta como manchas coloridas.

Agora, respondendo a sua pergunta, sobre o que acontece com as formas pensamento geradas por cada ser humano, depende muito de alguns fatores que nós falamos antes, ou seja , a natureza do pensamento, sua potência, precisão e duração.

Se nós repetimos por diversas vezes um pensamento, o resultado é que esse pensamento tende a durar muito mais tempo do que outros pensamentos vagos que temos, pois a sua repetição gera uma alimentação constante daquilo que chamamos de forma pensamento, e então passa a haver uma retro alimentação, um canal neural ; o pensamento é alimentado pelo seu criador e aos poucos vai se fortalecendo , a ponto de se potencializar de tal maneira, que passa também a alimentar o seu criador. Um nutre o outro. Quando isso ocorre, é como se houvesse a criação de um ser, que embora independente, pois possui energia própria decorrente da matéria atômica com a qual foi formado, passa a interagir com o seu criador e a fazer parte do seu mundo, podendo afetar a sua personalidade, e até mesmo passar a fazer parte do seu caráter.



3. Como é que os pensamentos podem afetar, de forma positiva ou negativa, as nossas vidas, e que tipo de influência pode ser causada nas pessoas que fazem parte do nosso convívio?



Eu gostaria de inciar a resposta dessa pergunta mencionando uma frase de Prof. Henrique José de Souza em que ele diz:

“ Não devemos alimentar pensamentos impuros e idéias indignas , porque elas tomam forma , agigantam-se e acabam por se tornar inimigos terríveis tanto de quem as põe em prática quanto de quem continua a alimentá-los indefinidamente. São criações perigosas, para seus donos e para todos os que dele se aproximam. ”

Isso significa que a qualidade do pensamento interfere diretamente na qualidade de vida da pessoa e poderá interferir na qualidade de vida das outras pessoas com as quais ela convive ou pensa a respeito. De que forma? Ora, se o pensamento é uma energia que esta presente, fazendo parte do meu ser, na medida que eu emito pensamentos positivos e construtivos estarei ,sem dúvida nenhuma, beneficiando a mim mesmo , e àquelas pessoas que de alguma forma eu tenho contato permanente ou transitório, bem como aquelas pessoas sobre as quais eu não tenho um contato pessoal mas que estão presentes no meu pensamento.

Quando eu gero pensamentos positivos, as pessoas que estiverem na mesma sintonia também se beneficiarão dessa energia positiva. O mesmo irá ocorrer com o pensamento negativo, somente que de forma inversa ; vou criar um mal estar para mim mesmo, além de poder causar o mesmo nas outras pessoas.

Recentemente houve uma publicação científica efetuada por pesquisadores da Universidade de Wisconsin nos EUA, onde eles conseguiram comprovar através de estudos que o pensamento negativo faz mal à saúde.

O médico Richard Davison estudou 52 pessoas com idade entre 57 e 60 anos. Foi pedido a algumas pessoas que pensassem em algo lhes tivessem feito muito felizes durante suas vidas, enquanto que para outras foi pedido que pensassem em algo que lhes houvesse deixado muito triste, com raiva ou medo.

Durante o processo houve a medição da atividade elétrica do cérebro tanto da parte esquerda associada aos pensamentos negativos quanto da parte direita , associada aos pensamentos positivos. A partir daí foram aplicadas vacinas contra gripe em todos os pacientes. O resultado foi que aqueles pacientes que pensaram sobre os fatos negativos tiveram os piores níveis de imunidade contra a gripe, demonstrando como o pensamento negativo trabalhou contrariamente à eficiência das vacinas.

4. Baseado no que já pudemos conversar a respeito desse assunto, se poderia então dizer que através do pensamento nós somos capazes de enviar e atrair energias compatíveis, e obviamente desfrutar ou sofrer as conseqüências numa razão direta?





É isso, nós temos a capacidade de sintonizarmos a energia que nós queremos sintonizar através dos nossos pensamentos, ou seja, se temos pensamentos bons e positivos criamos a possibilidade de interagirmos com as energias positivas das pessoas e do cosmo, ao passo que as energias negativas nos trazem o fiel da balança que é a possibilidade de interagirmos com o que é negativo. Ora, se eu pensar o tempo todo, que algo errado está para me acontecer é muito provável que isto se transforme em realidade.


5. Pelo que pudemos ver até aqui, a respeito desse assunto, se uma pessoa muito negativa ou até mesmo má; aquele tipo de pessoa que deseja mal para os outros, seja por um sentimento exagerado de inveja , de raiva, ou até mesmo aquelas pessoas que nutrem um sentimento de vingança em relação ao próximo, significa que essas pessoas , de alguma forma , irão afetar aquelas pessoas sobre as quais elas pensam essas coisas?
Excelente pergunta. Existe um ditado popular que diz o seguinte: “o feitiço se volta contra o feiticeiro”. O significado desse ditado popular é de grande sabedoria, pois se nós tivermos presente que o pensamento é uma energia, e que essa energia se propaga através de uma onda similar a onda de rádio, como nós já tivemos oportunidade de falar, essa onda precisará encontrar um aparelho receptor, e quem é esse aparelho receptor? é justamente a pessoa que vibra na mesma sintonia da energia que lhe foi enviada . Ora, se a qualidade dos pensamentos dessa pessoa para qual foram dirigidos os maus pensamentos, não estiver vibrando na mesma sintonia, essa energia enviada, simplesmente não a atingirá. Podemos ilustrar isso, considerando que o emissor do pensamento mora no segundo andar de um prédio, e o receptor mora no décimo andar do mesmo prédio, portanto, a onda do emissor não alcança o morador do décimo andar. Normalmente, o que ocorre nesses casos, é que a energia retorna ao seu próprio criador. Daí o ditado popular de que “o feitiço se volta contra o próprio feiticeiro”.

Então, nós podemos dizer, com muita convicção, que as pessoas que pensam positivo e nutrem pensamentos positivos criam para si uma proteção natural, além de beneficiar o próximo, e em especial, aquelas pessoas com as quais mantém um convívio mais intenso.


6. Mas de alguma forma, as pessoas acabam ,muitas vezes, nutrindo pensamentos que nem elas mesmo gostariam de nutrir . Como é então que se pode modificar a maneira de pensar?



A chave dessa questão reside no fato de se cultivar os pensamentos positivos em todos os sentidos, se aprofundar neles, tanto para as ações que serão praticadas, seja no trabalho , na escola, com a família, etc., como também para os sonhos que se alimenta e que se objetiva realizar.

Dessa forma vai se eliminando o espaço que dá margem aos pensamentos de natureza negativa além de se iniciar a construção de uma nova forma de ver o mundo e a própria vida. Paralelamente se deve manter os sentidos alerta, de tal forma que não se dê vazão àquilo que não interessa, àquilo que não se quer alimentar, àquilo que acaba se tornando um elemento perturbador , um ser criado pela própria pessoa e que continua a ser alimentado e fortalecido por ela.

Isso é plenamente possível de ser alcançado por qualquer pessoa que realmente deseje se transformar , tornando-se assim um ser capaz de irradiar e de criar coisas boas e positivas, o que certamente contribuirá para um mundo melhor , lembrando novamente que no Universo não há espaço vazio, ele é pleno de energia, de átomos das mais diversas naturezas, e nós interagimos com todas essas forças . Se homem pensa e cria positivamente o Universo conspira a seu favor, lembrando que a recíproca é verdadeira, formando assim o equilíbrio de forças que se dá através da lei universal da polaridade, e à qual toda a manifestação está sujeita. Portanto, a mesma força que o pensamento tem para construir, tem para destruir; pode atrair ou repelir, pode funcionar como bálsamo ou como veneno. Através do livre arbítrio, comandado por uma Vontade Superior, que não deve ser confundida com o desejo, cada ser humano, através do seu pensamento positivo, pode dar uma contribuição inestimável nesta sua jornada na face da Terra.

Nenhum comentário: